top of page

Porque é importante criar roteiro para meu vídeo?

Ué, mas roteiro não é só coisa de cinema?

A resposta é NÃO. Os roteiros, muito famosos em obras audiovisuais de grande porte como filmes e novelas são muito importante para toda e qualquer produção audiovisual, e mostraremos agora porque é tão importante criar roteiro para seu vídeo, seja lá ele qual for.



Antes, é importante explicarmos de forma bem rápida quais são as etapas usadas na criação de um vídeo:


As etapas da criação de um vídeo (produção audiovisual)


A criação de um vídeo possui três grandes etapas: Pré Produção, Produção e Pós Produção.

Detalharemos melhor essas etapas noutro texto, mas de forma resumida, temos o seguinte:

Na etapa de Pré Produção, temos a concepção da ideia da obra que vai ser produzida. Nesta etapa temos que entender o objetivo da obra, sua estética e acertar detalhes técnicos para garantir que a próxima etapa, a de Produção, ocorra bem e sem grandes imprevistos. Já a etapa de Produção é a etapa de por a mão na massa! É onde ocorrem as gravações em si. Nela, equipe técnica e talentos gravam as cenas que serão trabalhadas na etapa final, a de Pós Produção.

A etapa final, Pós Produção, é onde a partir dos insumos gerados na Pré Produção os itens gerados na Produção são editados, organizados e finalizados para garantir a entrega do seu vídeo, ou obra audiovisual. Deu para notar que todas as etapas estão diretamente ligadas entre si, certo?


E o que o Roteiro tem a ver com isso?


Acontece que sem um roteiro, a etapa de Pré-produção simplesmente não tem como ser iniciada. O roteiro é estudado e refinado na Pré Produção e este é um dos principais entregáveis desta etapa. É no roteiro que devem ter as informações técnicas para a produção (período de filmagens), além de lettering, trilha sonora, falas, texto de locução e detalhamento das cenas. Fundamental para a boa elaboração de uma obra audiovisual, né?



E para mim, para que serve um Roteiro?


Além dos detalhes técnicos e artísticos citados acima, o roteiro tem uma grande função para as partes envolvidas numa produção audiovisual: ele serve também para alinhar as expectativas entre o produtor audiovisual, toda sua equipe (caso haja uma) e você, contratante.

Por ele funcionar como base para criar o mapa de takes que serão gravados no(s) dia(s) de produção, o famoso shot list, isso garante que aquela cena linda que você tem em mente seja gravada para ser usada no seu vídeo. Imagina se alguém esquecer de gravar aquela cena linda da sua loja cheia num dia de vendas ou aquele rasante incrível indo até a praia no seu vídeo clipe musical porque no dia da gravação ninguém lembrou? Parece absurdo mas acontece muito, e a existência de tudo previamente detalhado em um roteiro diminui bastante esse e outros riscos que a falha de comunicação, problema tão comum no nosso mundo, pode causar numa produção audiovisual.



Ou seja, além de fundamental para a garantir o alcance do objetivo do seu vídeo, o roteiro é ferramenta fundamental para otimizar a famosa data da gravação e serve também para auxiliar o processo de edição para que seu vídeo saia exatamente como planejado por você.

6 visualizações0 comentário

Kommentare


bottom of page