top of page

Como usar datas comemorativas para impulsionar sua estratégia de Marketing?

Atualizado: 2 de jan. de 2023

Datas comemorativas têm grande apelo comercial, como o Natal e a Black Friday aqui no Ocidente, por exemplo. Agora como transformar essa questão sazonal numa alavanca para o seu negócio? A seguir falaremos um pouco sobre isso!



Antes de tudo, é fundamental entender o que é sazonalidade e o que é o Marketing sazonal. Vamos lá:


Segundo o dicionário, sazonal é um adjetivo que tem, entre outros significados, o seguinte:

"O que acontece sempre numa mesma época do ano; relacionado com uma época determinada do ano"

A partir desta definição, entender o conceito de Marketing Sazonal se faz mais tranquilo de entender, certo? De qualquer forma, segundo o site movidesk, é:


"Marketing sazonal é o nome dado às estratégias utilizadas pelas empresas para que as vendas de determinados produtos ou serviços se destaquem em algum período do ano"


Neste contexto, é preciso definir, antes de mais nada, que datas comemorativas/ feriados são estratégicas para o seu público. É sempre válido entender que nem todos os públicos são atingidos positivamente pelas mesmas datas, embora as principais datas tendem a ser uma oportunidade para a maioria. Um exemplo prático disso pode ser um cenário de carnaval, onde a procura por bolos e doces de festas podem cair para quem possui uma confeitaria, por exemplo.



Segundo o CDL, as cinco datas mais relevantes para o comércio brasileiro são: Dia das mães, Dia dos namorados, Dia dos pais, Dia das crianças e Natal. Além destas, datas como a Black Friday, a Cyber Monday e a Páscoa também são bastante relevantes para alguns segmentos específicos.



Agora que já sabemos quais as principais datas do mercado brasileiro, é válido mapear como estas datas influenciam o seu público e se esta influência tende a aumentar ou não sua demanda. É fundamental ter os itens a seguir mapeados na sua estratégia!


a. Crie uma lista com esta relação de datas e outras que você entenda como importantes para manter no radar do seu negócio.


b. Planeje sua estratégia para cada data mapeada como estratégica para o seu negócio!

Essa é a hora de planejar promoções, campanhas, sorteios e mesmo posts nas redes sociais abordando o tema! Se seu negócio é uma doceria, você pode investir na Páscoa e no dia dos namorados, por exemplo! Pense na possibilidade de um preços mais agressivos no carnaval ou foque em algum produto personalizado neste período do ano...


c. Realize promoções, campanhas, posts e sorteios sazonais

Seguindo o planejamento, agir sobre cada etapa planejada é fundamental para o sucesso das suas campanhas! Lembre que por mais que pareça cliché: feito é melhor que perfeito. Lembre-se também que nem tudo pode ser planejado, e algumas vezes demandas extra planejamento surgem e precisam ser adicionadas à sua rotina. Ficar ligado nas notícias e atualidades ajuda muito neste quesito


A partir daí, com sua estratégia alinhada à sazonalidade do seu negócio, meça o impacto das ações e campanhas implementadas para ter cada vez mais insumos sobre sua demanda e picos/vales de oferta do seu produto/ serviço.

E você, já trabalha alinhado com o Marketing Sazonal?

Se sim e sentiu falta de alguma ideia nesta matéria, diz pra gente que podemos atualizar para os próximos interessados no tema! Se ainda não, segue essas dicas e diz pra gente como foi implementar isso no seu negócio.


Até a próxima!







19 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page